O caminho quaresmal conduz-nos à compreensão de que o Mistério Pascal de Jesus é o supremo dom do amor misericordioso de Deus por todos nós. O caminho a que somos convidados a percorrer este ano centra-se na Arca da Aliança, Aliança entre Deus e o seu povo e Aliança onde todos nos unimos num laço de solidariedade.
Na campanha de advento procuramos ajudar os que mais precisavam através do Banco
Alimentar, agora somos desafiados a colaborar com os mais necessitados que usufruem do almoço diário na Casa Mãe Clara, Porto, e são mais de cem.
Cada gesto de misericórdia/solidariedade que possamos fazer, é um passo no seguimento de Jesus. Por isso, como sinal visível da caminhada propomos a partilha de pelo menos 1kg de arroz carolino até dia 26 de março. Todos Juntos na Arca da Aliança.
#caminhadaquaresmal #ESJ
Foi o tema da I Mesa Redonda levada a efeito no Externato
Santa Joana, Ermesinde, no dia 26 de fevereiro de 2021.
Planeada com a Direção, organizada e moderada pelo Dr.
Filipe Moreira, psicólogo, teve como intervenientes Daniel
Braga, pai de dois alunos, Carla Veloso, mãe de duas alunas, e
Andreia Monteiro, educadora e mãe de um pequenino da
creche.
Sentimos satisfação e emoção! Mais um passo dado na difícil
caminhada da missão que abraçámos com dedicação,
entrega, partilha e amor, disputando uma Educação de
qualidade, formação para a integridade do ser, do estar e
do fazer.
Neste sentir, com muita vontade de poder chegar e partilhar
vivências, aconteceu esta Mesa Redonda com testemunhos
de Pais para Pais.
Foi bom! Estamos gratos a todos quantos anuíram e
contribuíram para que este momento acontecesse e pudéssemos sentir-nos mais próximos, dentro do mesmo barco, tendo por meta o bem-estar dos nossos alunos e famílias.
É, pois, com gratidão, alegria e esperança que deixamos o convite para a II Mesa Redonda, a realizar-se no final do mês de março.
Até lá, com saúde e paz! O resto … o Universo traz.
“Nestes dias incertos, peco-Te que me ajudes a ter mais confiança.
A
acreditar mais nas minhas forças e nos meus talentos.”
Foi com esta mensagem de esperança e otimismo que o Senhor Padre
Serafim da Conceição dos Santos Reis, iniciou um momento de formação para os
funcionários docentes e não docentes do Externato Santa Joana.
Em conjunto, refletimos sobre a importância de vivermos este tempo
inconstante com paciência e tranquilidade. Acreditar nas nossas capacidades e
encontrar alegria em cada dia que vivemos.
Após o primeiro momento de vivência do verdadeiro espírito de Natal, seguiu-
se uma Celebração na Capela, com a bênção da Imagem da Bem-aventurada Maria
Clara do Menino Jesus, Fundadora da Congregação das nossas Irmãs
Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.
Esta tarde de formação, que terminou com um convívio fraterno da
comunidade religiosa com todos os funcionários, fez com que o sorriso escondido,
iluminasse o olhar de cada um.
Desta forma simples, significativa e cheia de mensagem de Paz, a Direção do
Externato desejou a todos um Feliz e Santo Natal.
Os alunos que frequentam o programa de ATL de verão do nosso Colégio, têm vivido dias fantásticos, com toda a segurança, em contacto com a natureza, na nossa quinta, onde não tem faltado água, brincadeiras na piscina, saltos no insuflável, desporto, música, leitura, escrita, artes, ciência, culinária, jogos e muita criatividade, misturados com muitas gargalhadas e sorrisos.
Temos a certeza que as férias de verão, connosco, têm sido muito divertidas.
Junta-te a nós!
Face à preocupação / evolução recente da situação epidemiológica do Coronavírus COVID-19, vimos por este meio informar que estamos atentos às orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) no sentido de adotar os melhores procedimentos e medidas de prevenção.
Relembramos a necessidade de todos (alunos e suas famílias) adotarem comportamentos preventivos, nomeadamente:
Caso algum aluno esteja doente deve ficar em casa;
Ensinar os vossos educandos a lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
Ao espirrar e tossir, tapar o nariz e boca com o braço ou lenço de papel que deverá ser colocado de imediato no lixo;
Evitar partilhar material escolar ou brinquedos (lápis, borracha, marcadores...);
Evitar partilhar comida e outros bens pessoais (copos, telemóveis...);
Caso sejam identificados alguns dos sintomas, deve ligar para o SNS 24 (808242424) e seguir as recomendações.
Neste momento, o ESJ já adotou algumas medidas de prevenção, concretamente:
afixámos, pelos diferentes espaços do Colégio, cartazes informativos sobre esta matéria;
estamos a realizar momentos de sensibilização e informação sobre o novo Coronavírus, o seu comportamento e medidas de autoproteção;
reforçámos com maior frequência a limpeza e arejamento dos diferentes espaços;
orientámos, no caso dos alunos mais novos, o momento de lavagem das mãos e tornámo-los mais frequentes;
suspendemos as visitas de estudo e atividades que impliquem aglomerados de pessoas num mesmo espaço;
limitámos o acesso de pessoas externas ao Colégio;
criámos uma sala de isolamento;
definimos um Plano de Contingência;
outras medidas que urgem.
As diferentes medidas estão alinhadas com as determinações da DGS e têm como objetivo reduzir o risco de propagação da doença.
Entendemos ser necessário manter o acesso restrito dos Encarregados de Educação (e familiares autorizados) aos espaços habituais e imprescindíveis no ESJ.
Mais informações
Durante a primeira semana de setembro, um grupo de funcionários docentes e não docentes, do Externato de Santa Joana, frequentaram ações de formação dinamizadas pela Nortefor.
No que diz respeita a formação de Suporte Básico de Vida, o Enfermeiro João Silva, membro da equipa de cuidados inessivos do Hospital Santo António, foi um formador bastante dinâmico acentuando a sua apresentação em casos reais e com uma grande componente pratica.
A Formadora, Doutora Alexandra Mendes (Organização Pessoal e Gestão do Tempo) apresentou as sessões de uma forma dinâmica, permitindo a todos os formandos ficaram sensibilizados para as diferentes formas de gerir e organizar as suas tarefas de forma eficaz. Foram realizados, trabalhos práticos para todos testarem as suas competências pessoais na gestão do tempo.
Valeu a pena refletirmos em conjunto sobre estas temáticas que terá aplicação prática neste ano letivo que ainda agora começou.
Santos populares pedem sardinhas e o nosso Externato fez jus à tradição.
No passado dia 27 de junho, houve uma fantástica sardinhada na quinta do Externato, com sardinhas de Peniche e pimentos assados pelos nossos professores, que em troca do árduo trabalho, tiveram direito a uma fragrância exclusiva na roupa durante o resto do dia!
Para o convívio ficar completo não faltou o maravilhoso sumo de uva para matar a sede aos presentes, caldo verde, deliciosas sobremesas e jerupiga para afinar as cantorias e alegrar a malta!
No final deste repasto, todos pediam uma soneca, mas houve muito trabalho pela frente.
Para o ano há mais!
No dia 25 de junho os alunos do Pré-escolar realizaram o seu passeio anual. A manhã foi desfrutada por um passeio de barco por entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia, num barco Rabelo, que cruzou as seis pontes no Rio Douro. A viagem com aproximadamente uma hora de duração foi fascinante e o sorriso/a alegria dos mais pequeninos era contagiante. Após a manhã tão deslumbrante, fomos para o Parque da cidade do Porto onde almoçamos, brincamos e exploramos os espaços do parque e culminamos o dia com a visita ao Pavilhão da Água. Que viagem interessante realizamos, ao mundo da água e às suas funções vitais. Através da realização de experiências interativas e lúdicas as crianças foram envolvidas numa aprendizagem mais cativante.
As crianças ficaram maravilhadas com o dia que lhes foi proporcionado, pelas experiências encantadoras e promotoras de grandes abordagens pedagógicas e culturais.
No passado sábado, dia 22 de junho, as Irmãs, os docentes e funcionários do Externato de Santa Joana fizeram um convívio para acabar em beleza o presente ano letivo.
Eram 8:45, quando o autocarro partiu com destino à Régua, onde visitaram a Quinta da Pacheca, com direito a visita guiada, seguida de uma prova de vinhos e posterior almoço no restaurante Douro In.
Depois do fabuloso repasto, foi tempo de visitar as redondezas, para depois rumar até Amarante, a fim de contemplar a beleza da Catedral de São Gonçalo e degustar a doçaria típica da região.
Posto isto, estava na hora de regressar a Ermesinde e, pelo caminho, a animação foi uma constante, com os participantes a contarolarem várias músicas portuguesas.
Este foi, sem dúvida, um convívio que irá ficar para sempre na memória dos presentes.
No dia 15 de maio, alunos e professores, do Externato de Santa Joana receberam o tema de formação: “Eu sou uma missão nesta terra, por isso estou neste mundo”, promovido pela Equipa de Pastoral Juvenil Vocacional. A formação foi apresentada numa modalidade diferente, em três workshops orientados pelas Irmãs: Sezinanda Luísa da Cunha, Eliete Nádia Gomes Feliciano e pela Irmã noviça Carla Daniela dos Santos. Ao longo do dia os alunos, do 1º ao 9º ano, foram passando por três espaços diferentes a fim de abordarem o tema da missão de uma forma diversificada e criativa, que resultou ser bastante agradável e marcante, através de vídeos, momentos de reflexão e diálogo, testemunhos de missão e vocação, entre outras dinâmicas de interação. Ao fim da tarde o encontro deu-se com os professores começando com uma reflexão breve, seguida de diálogo, escuta da Palavra de Deus e contextualização da mesma Palavra na missão concreta de educar segundo o espirito franciscano hospitaleiro. Ainda houve um momento de partilha vocacional da Irmã Carla, noviça, seguindo-se também a motivação para a partilha dos professores sobre a abordagem do tema bem como da sua experiência de vida, que teve bastante adesão. O encontro terminou com a entrega simbólica de um recorte em papel, na forma de um pão, que continha dois pensamentos dos nossos Fundadores: “Trata todos com a maior amabilidade!” (Pe Beirão) e “Trabalha com amor e por amor” (Beata Maria Clara).
Integrada na Semana da Família a ação de Formação “A Galáxia Internet e a Parentalidade”, orientada pelo Doutor Pedro Vaz, permitiu a toda a Comunidade Educativa refletir sobre esta temática.
De uma forma dinâmica e sempre interagindo com a plateia, o Doutor Pedro começou por salientar o papel fundamental da Internet, na sociedade em que vivemos. Dependemos todos da internet e revelamos sinais diários dessa dependência.
Assumindo o nosso papel de pais educadores devemos controlar a forma como os nossos filhos utilizam a internet e as redes sociais, dando-lhes liberdade e demonstrando como utilizar de uma de forma eficaz a Internet, por exemplo, no âmbito da educação e as redes sociais, conhecendo, por exemplo, o grupo que comunica com os nossos filhos.
O professor também tem um papel interventivo neste processo, em contexto de sala de aula, nos intervalos… alertando para os cuidados a ter neste “Mundo Virtual.”
Foi também abordado o tema do “Ciberbullying”, ou seja, a violência exercida através das redes sociais e a urgência em denunciar essa agressões que são conduzidas para os tribunais portugueses.
De uma forma sucinta, foram relembrados os aspetos positivos, e os perigos do uso da Internet no Mundo de Hoje.
No dia 7 de maio, a turma do 7.º A teve oportunidade de assistir a uma ação de sensibilização, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, no nosso colégio.
No seguimento da atividade "Onda Rosa", cujo principal objetivo era alertar para a prevenção do cancro da mama, os alunos do 7.º ano tiveram agora empenhados na participação de uma atividade de prevenção do cancro da pele, intitulada "Heróis do Sol Saudável".
No dia 4 de maio de 2019, três alunos do 9.º ano - Bárbara Borges, Duarte Duarte e Francisco Jacob - representaram a nossa Escola na fase regional das Olimpíadas de Física. Este evento decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e foi organizado pela Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Física, em colaboração com o Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Os alunos realizaram as provas teórica e experimental ao longo da manhã, enquanto decorreu uma formação sobre “Ensino Experimental da Física” para os professores acompanhantes. Durante a tarde, os alunos e os respetivos professores acompanhantes participaram ainda num conjunto de palestras, em torno de temas pertinentes e atuais da Física. Os alunos aderiram com interesse e entusiasmo, revelando-se um sábado olímpico bastante produtivo.
No passado dia 22 março, sexta-feira, os alunos do primeiro ciclo realizaram uma visita de estudo a Serralves, onde tiveram oportunidade de participar em oficinas que lhes permitiram de forma lúdica ter contato com as obras da artista conhecida mundialmente, Joana Vasconcelos, bem como conhecer a história e as lendas deste sítio encantador.
Com a chegada da primavera, no dia 21 de março, os alunos da Creche e Pré-Escolar, deram início à nossa Horta dos Joaninhas. A sala da aquisição da marcha plantou uma árvore de mirtilo, a sala dos 2 anos uma macieira, a sala dos 3 anos semeou batatas, a sala dos 4 anos semeou cebolas e a sala dos 5 anos semeou cenouras.
No dia 19 de março, dia de S. José, celebrou-se no Externato de Santa Joana o Dia do Pai de forma muito animada e lúdica.
Os alunos da creche e do pré-escolar em interação com os seus pais colocaram em prática uma atividade bem divertida, dançaram duas músicas coreografadas pelo Professor Ricardo. No final receberam a tradicional prendinha do Dia do Pai.
Estes momentos da salutar convivência e partilha contribuem para criar laços entre educadoras, professores, alunos e irmãs.
Feliz Dia do Pai!
Do dia 01 de março a 04 de março de 2019, a turma do 9º ano do Externato de Santa Joana, pôde desfrutar da oportunidade única de visitar Amesterdão, região essa emblemática e única assente em estacaria. Arquitetura, escultura, azulejo, artes e ofícios, gastronomia, beleza natural e espiritual, tudo fez parte de uma visita rica de convívio e aprendizagem.
Com tudo o que nos proporcionou viver, esta viagem foi verdadeiramente espetacular!