São Martinho ou Martinho de Tours

No Externato de Santa Joana houve festa dia 11.11.2025, sabendo que …

São Martinho ou Martinho de Tours, nasceu por volta do ano de 316 na antiga cidade de Savaria, na Panónia, uma antiga província na fronteira com o Império Romano, na atual Hungria. Martinho era filho de um comandante romano e foi criado no seio duma família pagã e educado para seguir uma carreira militar.

Apesar disso, Martinho encontrou o Cristianismo e foi batizado no ano de 356, após deixar o exército, tornando-se discípulo de São Hilário, que o ordenou diácono e padre. Conhecido pelos seus milagres, o santo atraiu multidões e foi eleito bispo de Tours, França no ano de 371. Faleceu no dia 8 de novembro de 397, em Candes e foi enterrado a 11 de novembro, em Tours, um lugar de intensa peregrinação desde o século V, só superado pela peregrinação aos túmulos de São Pedro e São Paulo, em Roma.

Em toda a Europa, é uma ocasião de celebração, marcada por tradições que variam de país para país, mas que têm sempre algo em comum: a ideia de convívio, partilha e celebração das boas ações deste santo: a bondade, a gentileza e a procura de ajudar todos.

Os festejos da Comunidade Educativa do Externato de Santa Joana foram abertos aos familiares dos alunos (do pré-escolar ao 3.º ciclo). Ao som do grupo «Flores da Natureza» da Universidade Sénior, os participantes cantaram e dançaram. Comeram castanhas e assistiram à peça de teatro realizada pelos alunos de 7.º ano – «Precisamos de heróis de capa vermelha» como Martinho e recordamos a lenda em poesia, pelas vozes dos alunos de 8.º ano.

Apesar de não haver o verão de São Martinho no exterior, o coração de cada aluno e seus familiares irradiava alegria, bondade e gentileza. Todos foram para casa com vontade de nos dias atuais serem outros «Martinhos».